top of page

Como surpreender eleitores!

  • Foto do escritor: Nohbre Cabreira
    Nohbre Cabreira
  • 9 de jan. de 2020
  • 3 min de leitura

Eleitores percebem de formas diferentes, cada nicho tem seu modo de prestar atenção. Depende do meio onde vive e da classe ao qual eles pertencem. Não é o investimento pesado que os desperta da letargia. Eleitor gosta de carinho, como todos nós. O ser humano tende a ser carente, parece que está sempre faltando alguma coisa a ele. O “bicho-homem” é inquieto, sua busca é constante. Quando consegue o que desejou, passa a querer outra coisa. Esse desejo é o que alimenta e sobrealimenta o mercado. Para surpreender eleitores, criatividade é mais importante do que dinheiro. Ganhar algo, mesmo que seja um afago ou um cumprimento, faz efeito semelhante à doação de dinheiro nos eleitores. Alguns vendem o voto para mais de um e, na hora de votar, podem votar em quem não lhes ofereceu tão ofensivamente. Para agradar precisa oferecer na dose certa, a doação certa e para a pessoa certa. Ih! Assim parece que complicou. Desamarre esse nó pensando no que os seus eleitores gostam. Para cada momento há tipo e/ou tipos de eleitores reagindo de “n” formas, cada vez mais segmentadas. A cada ano os nichos de mercado ficam menores e mais iguais entre os pares. O pensamento parece ser um só em cada grupo. Atinge um, atinge todos.

Anúncios Criativos

Aquela peça de publicidade que todos acham bonito, mas ninguém entendeu a mensagem, serve para amaciar o próprio ego. Publicidade que apenas informa o ocorrido, perde a oportunidade de mexer com o emocional do eleitor. Informar o fato é frio e sem emoção, esse é o princípio básico de um jornalismo sério. Funciona como registro do fato, mas os eleitores rapidamente esquecem, pois não mexeu com a emoção. O registro fica memorizado por um curto tempo e logo é substituído por outra notícia. A curiosidade humana quer o novo. Os olhos e ouvidos estão atentos ao que se destaca no cenário. Ah! Então preciso anunciar na televisão? Sim, se tiver, é ainda o veículo de maior credibilidade, alia som e imagem num mesmo propósito, convencer o eleitor. Quando não tem, temos que surpreender com o inusitado, com algo que seja diferente. Uma mensagem apenas bem-feita pode não causar surpresa. O anúncio, ao ser lido, precisa de uma mensagem clara, que desperte a emoção, como se estivéssemos escutando. Tem gente que até lê em voz alta de tanta dependência. Frase de impacto, de duplo sentido, mexe com os sentimentos. E, se tiver uma boa imagem, fala mais do que mil palavras.

E a Criatividade?

Se falta criatividade em seus anúncios troque o criador ou contrate um. De nada adianta anúncio que não fixa a mensagem. Informação que dificulta a leitura pelo tamanho da letra ou pela falta de clareza na mensagem, de nada serve. Pode ser até “bonitinha”, mas também pode ser “ordinária”. Propaganda substitui a presença física, num determinado tipo de eleitor, em outros não. Para saber se o anúncio é criativo, mostre para diversas pessoas sem dizer quem fez. Apenas peça opiniões. Ao publicar fique atento aos comentários e reações das pessoas. Anúncio que promove comentários atingiu o primeiro objetivo, chamou a atenção. Propaganda é uma forma de entender o cenário, mas pode causar danos à imagem se for equivocada, para evitar riscos excessivos é necessária pesquisa qualitativa.

Para quem mostro meus anúncios?

Ao mostrar para crianças os comentários são muito verdadeiros. É importante, também, mostrar para ambos os sexos, opiniões opostas são saudáveis. Classes sociais e faixa etária tendem a ter opiniões diferentes. Quanto maior e mais diversificado for universo de consulta, maior é confiabilidade da investigação. Anote tudo: os comentários, as reações e as críticas. Esteja aberto às opiniões divergentes. Saiba distinguir críticas construtivas de sugestões absurdas. Mas, absurdos recorrentes devem ser levados em consideração. Talvez, não esteja percebendo que o público alvo tem desejos absurdos e só você ainda não sabia.

A linguagem de cada veículo de comunicação

Um post tem que ser limpo e sucinto, não com cara de folheto, lotado de informação. Anúncios, às vezes, mais parecem um cardápio. Textos cansativos com excesso de adjetivos, que ultrapassam os objetivos do jornalismo. Cada peça ou veículo de publicidade tem linguagem própria. Cada um tem características específicas. Deixe um pouco da informação para o eleitor descobrir junto a você. A curiosidade é uma das sensações que mais atraem pessoas. Seja breve e direto. Propaganda é imperativa, mesmo quando convida está induzindo a ação de fazer, conhecer ou despertar interesse.

Se anunciar e nada acontecer, é porque faltou conhecer os desejos do público alvo.


Nohbre é Marqueteiro Político e se Comunica pelo WhatsApp (73) 99997-0102, nas redes sociais digite nohbre, que vai encontrar, ou www.nohbre.com



 
 
 

Comments


Marketing Político, Campanha Política, Pesquisa Qualitativa e Quantitativa, Estratégias de Eleição, Jingles,      Redes Sociais dos Candidatos

Rua Francisco Gonçalves de Assis, 86

Apto 203 - Jardim Oceania

João Pessoa - Paraíba - Brasil

bottom of page